ASAS

PROGRAMA ADÉLIA

A Direção da ASAS comunica que no passado dia 15 de novembro de 2019 foi celebrado o protocolo entre a ASAS e a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) que tem por objeto a habilitação de profissionais dos CAFAP’s da ASAS para a implementação dos programas de capacitação parental «Anos Incríveis», «Mais Família – Mais Jovem, Parentalidade Sábia» e «Crianças no Meio do Conflito». O protocolo abrange os territórios da NUTS II – Região Norte, distrito do Porto, Concelhos de Santo Tirso, Trofa, Maia, Vila do Conde, Matosinhos e Vila Nova de Famalicão.

Através deste Protocolo de Colaboração a CNPDPCJ no âmbito do projeto Adélia - Eixo 2 – Mais Capacitação, e a ASAS, no exercício das suas atribuições e competências, comprometem-se a desenvolver uma parceria, tendo em vista a capacitação de profissionais para a implementação de programas de promoção de parentalidade positiva.

Como é do conhecimento, a CNPDPCJ, no âmbito do Projeto de Parentalidade Positiva – Projeto Adélia, propõe-se dinamizar atividades de capacitação e supervisão de técnicos das entidades locais, assente num modelo sistémico e bio ecológico. O Projeto Adélia, cofinanciado pelo PO ISE prevê no seu eixo II (Mais Capacitação), a disseminação de 3 programas de promoção da parentalidade positiva que são exclusivamente ministrados pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - FPCEUC. Os programas têm uma componente teórico-prática ficando os profissionais habilitados a aplicar as componentes do programa, bem como a sua dinamização.
O programa «Anos Incríveis Básico» (Incredible Years) dirige-se às figuras parentais de crianças de idade pré-escolar (3-6 anos).
  1. Os técnicos beneficiam de uma ação de capacitação que terá a duração de três dias correspondendo a vinte e uma horas, que os habilitará a dinamizar grupos de figuras parentais devendo esta dinamização ter caráter obrigatório. Beneficiam ainda de seis sessões, de aproximadamente três horas, de supervisão asseguradas pela FPCEUC (sendo a primeira sessão de apoio à preparação dos grupos).
  2. Os grupos de figuras parentais terão catorze sessões semanais, com uma duração mínima de duas horas e com um tempo de preparação previsto de três horas.
O programa «Mais Família – Mais Jovem, Parentalidade Sábia» (Parenting Wisely) é destinado às figuras parentais de pré-adolescentes e adolescentes entre os 10 e os 18 anos.
  1. Os técnicos beneficiam de uma ação de capacitação que terá a duração de três dias correspondendo a vinte e uma horas, que os habilitará a dinamizar grupos de figuras parentais devendo esta dinamização ter caráter obrigatório. Beneficiam ainda de seis sessões, de aproximadamente três horas, de supervisão asseguradas pela FPCEUC (sendo a primeira de apoio à preparação dos grupos).
  2. Os grupos de figuras parentais terão doze sessões semanais, com uma duração mínima de duas horas e com um tempo de preparação previsto de três horas.
O programa «Crianças no Meio do Conflito» (Children in Between) tem como objetivo primordial o apoio a pais e mães, no sentido de reduzir o conflito e a triangulação dos filhos.
  1. Os técnicos beneficiam de uma ação de capacitação que terá a duração de três dias correspondendo a vinte e uma horas, que os habilitará a dinamizar grupos de pais, devendo esta dinamização ter caráter obrigatório. Beneficiam ainda de seis sessões, de aproximadamente três horas, de supervisão asseguradas pela FPCEUC (sendo a primeira sessão de apoio à preparação dos grupos).
  2. Os grupos de pais terão de três a sete sessões semanais, com uma duração mínima de duas horas e com um tempo de preparação previsto de três horas.
Os técnicos do CAFAP da ASAS ficam habilitados à realização de ações e workshops de sensibilização, não só à comunidade profissional, como a toda comunidade em geral, permitindo rendibilizar e contribuir para uma melhoria das relações parentais.
Pretende-se a capacitação parental de famílias através da materialização de uma rede formal protetora dos direitos da criança que proporcione relações parentais consolidadas e protetoras, desde o primeiro patamar da intervenção.
O presente protocolo de colaboração vem estabelecer uma colaboração entre a CNPDPCJ e a ASAS e a entidade que disseminará o(s) programa(s) de capacitação parental.  A ASAS acredita que com este protocolo poderá qualificar a sua intervenção junto das famílias dos concelhos abrangidos, agradecendo desde já a confiança depositada.




voltar
Destaques
  • Dar ASAS ao Impacto Jantar dar asas a vida Ficamos felizes por termos ganho o Projeto "𝗗𝗮𝗿 𝗔𝗦𝗔𝗦 ҳ... Ler Mais
  • Os nossos números mensais Jantar dar asas a vida DEZEMBRO de 2023 Ler Mais
  • Agenda Solidária 2024 Jantar dar asas a vida Ainda não tens a tua? Clica abaixo para saberes como e onde comprar Ler Mais
Mecenas / Patrocinadores / apoio Institucional
  • Mirafios - Sociedade de Fiação e Tecidos, Lda
  • Paulo Neves
  • Petratex - Confecções S.A.
  • Decotirso - Decorações Lda
  • Estamparia Têxtil Adalberto Pinto da Silva, S.A.
  • PROEF
  • TROFICOLOR - TÊXTEIS, SA
  • Trifitrofa - Comércio de Fios e Tecidos Lda
  • Generali - Companhia de Seguros
  • Nortécnica - Representações e Técnica S.A.
Contacte-nos
R. Prof. Sampaio de Carvalho, Nº25
4780-533 Santo Tirso
Telf.: 252 830 830
Fax: 252 830 839

E-mail: asas@asassts.com