ASAS


Património edificado do concelho em fotografia
O Notícias da Trofa
Patrícia Pereira


Através da sua perspetiva, cada utente do projeto “(Re)Inserir na Trofa” fotografou o património edificado da sua freguesia, que agora está em exposição na Casa da Cultura até ao dia 30 de janeiro. A exposição de fotografias, denominada Roteiro Fotográfico da Trofa, foi inaugurada na tarde de sábado, 9 de janeiro, num ambiente familiar e cheio de simbolismo.
Através de uma apresentação, os utentes do projeto afirmaram que o Roteiro foi “uma experiência única”, porque tiveram a oportunidade de fazer, pela “primeira vez, algo que provavelmente não fariam se não fosse este projeto”. “Através do Roteiro Fotográfico reconhecemos e conhecemos e hoje estamos em grupo, em família, dando a conhecer parte de um património cultural deste nosso concelho, que poucos conhecem e muitos desconhecem”, declararam.
O projeto “(Re)Inserir na Trofa” é desenvolvido pela Associação de Solidariedade e Ação Social (ASAS) de Santo Tirso. Helena Oliveira, presidente da ASAS, explicou que este trabalho fazia parte do “plano de atividades deste projeto” e que foi promovido com os presidentes de junta do concelho. Depois da exposição, cada freguesia vai reunir “um júri, que engloba o presidente de Junta, um freguês e o próprio utente”, para “escolher a melhor fotografia da freguesia” para ser utilizada “num postal ilustrado”. De seguida, o trabalho será apresentado à Câmara Municipal da Trofa, com o objetivo desta “fazer uma nova gama de postais do concelho da Trofa para venda no posto de Turismo”. “Era um objetivo interessante, social e que promove este trabalho gráfico e o concelho da Trofa”, completou.

Projeto continua por mais dois anos
Durante a inauguração da exposição Roteiro Fotográfico da Trofa, foi anunciado que o projeto “(Re)Inserir na Trofa”, que tem cerca de 30 utentes, vai continuar durante mais dois anos. Uma notícia que Helena Oliveira considera ser “uma manifestação de confiança e de credibilidade na instituição e na forma como o projeto tem sido gerido”. “É para nós uma honra que o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) tenha depositado esta confiança em nós. Na Área Metropolitana do Porto, este é o único projeto que existe no âmbito das substâncias aditivas e portanto vamos continuar a dar o melhor”, complementou.
A presidente da ASAS adiantou que pretende fazer “um plano mais ambicioso para estes dois anos”. Como os utentes “já adquiriram mais competências”, o plano terá como objetivo “voltá-los mais para o exterior”, para que se “insiram na sociedade de uma maneira cada vez mais autónoma”.
Helena Oliveira recordou que, quando o projeto arrancou, os utentes consideravam-se “uns perfeitos excluídos”, tendo ao longo destes quatro anos ganho “autoestima”, estando agora na altura de lhes “dar asas para que se tornem a envolver com a sua família e com o resto da sociedade”.
Ainda na apresentação do projeto, os utentes referiram que este projeto tem sido o seu “chão, teto, mesa, pão e água em alimento e espiritualidade. “Aqui somos nós mesmos sem medo de olhares e dedos apontados. Em ambiente de amizade, igualdade e companheirismo, partilhado entre todos, podemos aprender, conhecer, aprofundar, aperfeiçoar, visitar, criar, inovar, construir, evoluir e acima de tudo mudar e nascer de novo”, terminaram.



voltar
Destaques
  • Agenda Solidária 2024 Jantar dar asas a vida Ainda não tens a tua? Clica abaixo para saberes como e onde comprar Ler Mais
  • Os nossos números mensais Jantar dar asas a vida DEZEMBRO de 2023 Ler Mais
  • Dar ASAS ao Impacto Jantar dar asas a vida Ficamos felizes por termos ganho o Projeto "𝗗𝗮𝗿 𝗔𝗦𝗔𝗦 ҳ... Ler Mais
Mecenas / Patrocinadores / apoio Institucional
  • GALVAZA - Construções Metálicas e Galvanização Lda
  • REDE AMBIENTE - Engenharia e Serviços, S.A.
  • Decotirso - Decorações Lda
  • Trifitrofa - Comércio de Fios e Tecidos Lda
  • Estamparia Têxtil Adalberto Pinto da Silva, S.A.
  • A.Sampaio & Filhos, Têxtil S.A.
  • Continental Mabor - indústria De Pneus S.A.
  • Irmãos Vila Nova - Serviços Partilhados, SA
  • Brasmar III - Comércio de Produtos Alimentares, SA
  • Metalogalva - Irmãos Silvas, S.A
Contacte-nos
R. Prof. Sampaio de Carvalho, Nº25
4780-533 Santo Tirso
Telf.: 252 830 830
Fax: 252 830 839

E-mail: asas@asassts.com